4 Comentários

Conheci Casablanca, essa cidade misteriosa e cheia de encantos, com meu marido durante um cruzeiro feito pela MSC em fevereiro de 2015. Ela fazia parte do roteiro entre as Ilhas Canárias e o Marrocos.

Créditos da foto: itinerário MSC Ilhas Canárias e Marrocos 2015.

Um pouquinho da História de Casablanca

Casablanca é a maior cidade marroquina e uma das maiores do Norte da África. É, também, o maior porto industrial do país.

Difícil acreditar que, depois de completamente destruída por um terremoto em 1755, tenha ressurgido como uma grande metrópole com mais de 5.5 milhões de habitantes.

Interessante, também, pensar que uma cidade do Marrocos – cuja língua oficial é o Árabe e o Francês altamente utilizado – tenha um nome espanhol.

Isto se deve aos mercadores espanhóis que chegaram à cidade no século XVIII e ali estabeleceram seus comércios.

Mais curioso ainda é saber que antes disso, a cidade já havia sido ocupada por portugueses e recebera o nome de Casa Branca!

É muito História pra contar… mas meu blog é sobre turismo, certo? Então vou manter o foco.

Excursões do navio em Casablanca

O navio oferecia várias opções de excursões e passeios, mas resolvemos arriscar e conhecer a cidade por nossa conta.

Foi a escolha certa: logo na saída do navio, havia uma empresa oferecendo um itinerário com direito a guia (que falava Francês e Italiano) e uma mini-van moderna para cerca de 10 passageiros.

Foi uma economia e tanto! Fizemos por €15,00 cada, praticamente, o mesmo roteiro que o navio oferecia por €62,50.

City tour em Casablanca

Tanto o guia quanto o motorista (que falava um pouco de Inglês), foram super atenciosos e gentis. Saímos com a sensação de termos feito um bom negócio.
Ainda mais porque, ao final do passeio, fomos levados ao Morocco Mall, o maior shopping center do Marrocos, sem custo adicional.
Aliás, havia um transfer oferecido pelo navio especificamente para o local ao custo de €8,00 por pessoa. Então, foram dois roteiros pelo preço (baixíssimo) de um!

City Tour em Casablanca

O passeio tinha previsão de 3 horas. Entretanto, acabou de estendendo por mais 1h30 por conta do shopping center. Não é reclamação, de forma alguma. O tempo a mais deu-nos uma visão geral de Casablanca.

Mercado Habous

Nossa primeira parada foi em um mercado chamado Habous. O ponto alto do local era uma loja com uma enorme variedade de azeitonas.

Mercado Habous em Casablanca

O restante das lojas, oferecia artigos baratos e pouco atrativos, pelo menos para mim. Os estabelecimentos pareciam ser mais voltados para o comércio local.

Ainda assim, foi interessante ver algo não tão “turistoso”.​

Lojinha pega-turista

A segunda parada foi em um estabelecimento que era uma espécie de combinação de loja e clínica. Ali, eram oferecidos produtos naturais. Havia óleos de múltiplos tipos e específicos para massagens e curas para vários males.

​Havia também uma imensa variedade de ervas para chás e temperos.

Eu, particularmente, não gostei da parada, pois achei muito “pega-turista”. Porém, há quem tenha gostado e entrado no clima.

Alguns turistas pagaram €10,00, inclusive, por uma curta sessão de massagem nos ombros e pescoço. Ritual praticado ali mesmo, na frente de todo mundo.

Mesquita do Rei Hassan II

A próxima parada aconteceu na mesquita do Rei Hassan II, mas não havia tempo para uma visita guiada. Inclusive, acho que o diferencial do preço da excursão oferecida pelo cruzeiro era justamente a visita com duração de uma hora pelo interior da construção.

Que pena: confesso que gostaria de ter feito a visita interna. Essa, eu perdi!

​A parte externa, porém, era bem suntuosa e deve ser um edifício bem bonito por dentro, se seguir o padrão das mesquitas que eu já visitei. A Mesquita Azul, em Istambul , está entre as minhas favoritas!

Mesquita do Rei Hassan II em Casablanca

A praia de Casablanca

De lá, seguimos para La Corniche, um bairro balneário de Casablanca. Um luxo de bairro cujas casas podem chegar a custar 7 milhões de euros. Ali encontram-se, também, os melhores hotéis da cidade.

Há, nesta região, muitos restaurantes, bares e clubs, certamente, a night life de lá. Lugar agradável, também, para quem quer praticar esportes.

O boulevard conta com um calçadão extenso e bonito, perfeito para uma boa corrida. Confesso que fiquei com “os pés coçando”!!!

Boulevard de La Corniche em Casabçanca

Um shopping center de puro luxo em Casablanca

Após um período curto para explorar o boulevard, fomos finalmente conhecer o Morocco Mall. Nem preciso dizer que tivemos duas horas de puro deleite nesse templo dos consumistas!

Shopping center é quase tudo igual, com grandes lojas capazes de encher os olhos. Entretanto, o que achei interessante foi que havia ali um aquário gigantesco.

Sua estrutura cilíndrica permitia ver de longe os habitantes marinhos. Quem vai com crianças, certamente, irá curtir. Eu fiquei bem impressionada com o lugar.

Além disso, o shopping center conta com uma loja da Fnac pra lá de especial. A maior franquia francesa de livros e eletrônicos está instalada em um espaço de mais de 3000m2.

Isso sem falar das grifes conhecidas, como Mango, Banana Republic, Swatch, Geox, Louis Vuitton… só para citar algumas. Há opções para todos os gostos e bolsos!

Enfim, como nosso tempo era curto (e a grana, também), fiquei bem feliz de me contentar com um mega crepe de Nutella e banana.

O aroma se sentia de longe no primeiro piso… e foi o que me atraiu para a “ratoeira”!

Voltei realizada para o navio, apesar de ter ficado com um gostinho de “quero mais”, tanto de crepe quanto de Casablanca!

Planeje a sua viagem a Casablanca

Se você vai a Casablanca e pretende ficar lá por alguns dias, sabe que pode encontrar muitas opções de hospedagem no site do meu parceiro Booking.com. Este é o site que eu uso há muitos anos e no qual você pode confiar.

E fazendo a reserva com o Turista FullTime, você ajudará na manutenção do blog e não pagará um centavo a mais por isso.

Então, se você vai viajar para lá, já aproveite e faça sua reserva por aqui mesmo… a blogueira agradece!

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

4 thoughts on “Casablanca: o que fazer em algumas horas?”

1. Boa tarde

Vamos a Casablanca de MSC, em 14 de abril deste ano.
    – Vca ainda indica esta empresa pra gente fazer um tour com eles?
    Podia mandar o contato.
    Ou pode nos orientar em outras alternativas.
    Obrigadi

1. Olá, Acram! Antes de mais nada, muito obrigada pela leitura e por enriquecer nosso post com a a sua pergunta. Peço desculpas pela demora em lhe responder, mas sua mensagem havia ido parar na caixa de spam (por engano). Como já faz muitos anos que participei deste tour, não posso garantir que a qualidade dos serviços continue a mesma. Entretanto, trabalho com a Civitatis, uma empresa espanhola muito conceituada e que atua no mundo todo. Em Casablanca, eles têm uma parceria com uma empresa local que oferece um tour específico para passageiros de cruzeiro com pick-up e drop-off no porto. O tour é conduzido em Esapnhol. Caso você tenha interesse, segue o link para mais informações: https://www.civitatis.com/es/casablanca/tour-casablanca-cruceros/?aid=100149&cmp=post_casablanca

Grande abraço,
      Regina

2. Olá passaremos por Casablanca no dia 23/11/23. Chegaremos num navio da MSC. A foto da empresa de turismo não está clara. Vc poderia me enviar p fazermos contato? Obrigada